quarta-feira, 14 de abril de 2010

ideias soltas

o texto que segue abaixo tem cerca de um ano e foi revisto

(I'm a good person; I'm a bad person) -> sou altruista mas por vezes sinto-me condicionadamente egocêntrico

(as vezes sinto-me bem comigo; por vezes sinto que a minha existencia é algo completamente irrelevante e transtornante para comigo próprio) -> If we were in alice in wonderland world everything would be perfect; as we are not, nether everything is perfect



we are the product of our imagination/We are the imagination of ourselves


(Nasci porque o meu pai e a minha mãe assim o quiseram -> one day I will die because everything (or at least most of the things) which have a begining have an end)



o nosso percurso de vida é o produto das decisões que tomamos; no entanto há fenómenos que são Incontornáveis e que não são, de maneira alguma, produto da nossa razão



O que é a alma?

Porque nascemos?

Porque morremos?

O que é o universo?

Existe vida para além da morte?

O que é o amor?

Porque é que existe o mal?

Porque é que existe o bem?

Porque é que a compaixão não é universalmente praticada?

Qual a razão de vivermos?

Não sei, talvez, sim não;



Não existem verdades absolutas, pelo menos na nossa dimensão intelectual e existencial. Existem apenas convicções que pode ser mais ou menos válidas em determinados momentos da nossa vida.

Religião

Agnose

Ateísmo

Budismo

Cristianismo

Todos nós temos necessidade de nos desenvolvermos enquanto seres humanos. Para isso precisamos uns dos outros e precisamos de valorizar o autoconhecimento independentemente da nossa crença e dos nossos valores.

Beleza

Sofisticação

Respeito por nos próprios

Respeito pelos outros

Compaixão universal


Há valores e princípios pessoais e colectivos, que são universais, tudo o resto
e relativo ao contexto cultural em que a pessoa se encontre, e à maneira de pensar de cada um. Desta forma até nestes domínios tem de haver um meio termo entre o positivismo e o relativismo

which path?

life is a journey.
Uma viagem que começa no dia em que vimos a este mundo e acaba quando morremos.
Existem diversas correntes associadas aos mais diversos fenómenos da actividade humana, umas mais coerentes do que outras, mas normalmente válidas para um determinado grupo de pessoas.
Cabe a cada qual tomar decisões em função das suas convicções. Deste modo podemos ver a coerência como um princípio, que por vezes e em algumas circunstâncias pode mesmo chegar a ter um estatuto de valor, apesar de o excesso de informação de que padecemos



estou neste momento no meu quarto, com as luzes apagadas, a olhar para o monitor do meu computador e a ouvir uma cama do quarto ao lado a chiar. Tudo para além disso (excepto o cão que começou lá fora ha uns minutos a ladrar), é irrelevante.

é importante viver o momento como veículo para atingir a felicidade. A sobrevalorização do nosso eu passado e do nosso eu futuro, é algo que só nos traz danos no sentido em que somos incapazes de viver a nossa vida de forma saudável.

What does mean love?

É o amor o fruto da materialização das nossas carências afectivas (necessidade de apego)? (sim, num estado básico)
O que é a compaixão (a capacidade de amarmos uns aos outros incondicionalmente sem esquecer a capacidade de resolver conflitos quer a nivel de micro-estruturas sociais quer a nivel de macro-estruturas sociais)
Existe amor sem compaixão a um nível efectivo? (nao)
Somos capazes de viver sem os outros? (não)
é o principio gerador da vida (eros), por oposição ao principio gerador da morte (thanatos)

What does mean death?

Porque é que a vida tem um fim? (devido à limitação da capacidade de regeneração dos nossos tecidos orgânicos.. de qualquer das formas seria difícil de gerir uma existência demasiado prolongada)
Porque é que a vida começa? (porque alguém, nomeadamente os nossos pais assim o quiseram)
porque é que vivemos? (para sermos capazes de tomar decisões durante o nosso percurso de vida, e para nos conhecermos a nós mesmos e aos outros)
O que é a alma? (a materialização da nossa consciência e da nossa mente)

Existe amor depois da morte?

Sim, enquanto houver consciência deste

O mistério do amor é maior do que o mistério da morte

Sem comentários: